Saturday, November 28, 2009

Cândido Pedrosa: BE ignora o elementar



Há pouco mais de um mês, faleceu com 64 anos de idade, o Pe. Cândido Pedrosa e o seu corpo repousa no cemitério da sua terra natal, em Vilar de Figos – Barcelos.

Depois da sua ordenação há 40 anos, é quase unânime afirmar que foi uma vida pontilhada pelo serviço e entrega aos outros, como professor, como pároco de Aguçadoura de 1973 a 1992 e de Santo Adrião, Braga, até ao fim da sua existência.

Nesta comunidade, ao longo de quase duas décadas, foi uma presença animadora dessa obra social maravilhosa para várias centenas de crianças, jovens e idosos que é o Centro Social e Cultural de S. Adrião, liderado pelo dr. João Sousa.
Foi incumbido, entre 1993 e 1998, do cargo de director interno do Lar da Oficina de S. José, ano em que foi nomeado Arcipreste de Braga.

O Pe. Cândido exerceu um trabalho notável enquanto Presidente da Comissão Administrativa da Confraria de Bom Jesus do Monte, desde 2002.

Em Outubro de 2008 foi nomeado cónego do Cabido da Sé de Braga. São apenas alguns elementos de um curriculum que levaram – com toda a justiça — o presidente da Junta de S. Lázaro a sugerir um voto de pesar pelo seu falecimento.

Antes da proposta de João Pires, o Bloco de Esquerda aprovara uma proposta idêntica sobre o falecimento do seu dirigente e militante da UDP. A Assembleia Municipal pronunciou-se por unanimidade (cf. Correio do Minho e Diário do Minho).

Não tenho legitimidade para discutir currícula (até porque fui aluno do padre Cândido Pedrosa). Os membros do Bloco de Esquerda abstiveram-se na votação do pesar proposto pelo presidente da Junta de S. Lázaro.

É caso para dizer que os membros do BE “se sujam por pouco”. O padre Cândido Pedrosa também “nunca se instalou em maiorias sólidas e remuneradas”.

Ele foi um homem de “causas e de lutas”, a maior delas contra a doença, nos últimos quatro anos, que levou mais cedo do meio de nós, sem abandonar as suas comunidades e tarefas.

Como neste caso, a ignorância não é desculpável, a mesquinhez do BE e visão redutora do mundo e dos outros que pensam e agem diferente levaram mais uma lição dos outros partidos na AM de Braga na votação sobre a morte de um dirigente do BE.

Que não tenha sido em vão, essa lição de superioridade democrática e de elegância cívica (que, ou se têm... ).

É elementar, meus caros.

No comments: