Saturday, March 1, 2008

Religiões: a candeia para a aliança



O comité conjunto da Conferência das Igrejas Europeias e o Conselho das Conferências Episcopais Europeias estiveram reunidas em Londres para avaliaram a caminhada conjunta nos últimos meses, e aprovaranm um programa de trabalho sobre o relacionamento com os muçulmanos na Europa.

Este comité anunciou para Outubro, em Bruxelas, uma conferência europeia entre cristãos e muçulmanos, subordinada ao tema “Ser cidadãos europeus e católicos. Cristãos e muçulmanos como parceiros activos nas sociedades europeias”.

Trata-se de uma iniciativa nascida num contexto cristão cujo objectivo é envolver os muçulmanos na preparação do encontro, porque todos devem falar de igual para igual e confrontar as vozes de todos.

Foi programado também um encontro de preparação, em Abril, na cidade húngara de Budapeste, com a presença de alguns muçulmanos representantes das diversas áreas e tradições muçulmanas da Europa.

A intenção das Igrejas é encorajar a consolidação de um “Islão europeu” para colher os sinais que nos são enviados pelo mundo muçulmano.

Este encontro de Londres vem na sequência da III Assembleia Ecuménica Europeia realizada em Sibiu (Roménia), na qual ficou demonstrado que os cristãos da Europa estão comprometidos num testemunho comum a vários níveis e podem contribuir com originalidade para a construção da casa comum europeia nulti-cultural e multi-religiosa.

Num tempo em que se pede — a nível mundial — um maior diálogo entre civilizações, é bom verificar que as estruturas religiosas estáo na dianteira da construção dessa aliança.

É verdade que — em muitos casos — as guerras que devastaram a Europa e o médio Oriente tiveram as religiões como estandartes da frente, por isso, alguns dirão que as várias religiões não fazem mais do que reconstruir aquilo que destruíram.

Mas também é justo afirmar que, nesta tarefa de reconstruir uma aliança de cooperação das civilizações, das culturas e das religiões, são a candeia que vai à frente, com acções e não apenas com discursos.

O passado não deixava antever uma luz tão forte destas candeias humanas. Espera-se que outros intervenientes não se limitem apenas a ficar à sua sombra ou a tapar a luz que irradiam.

No comments: