Monday, March 24, 2008

Páscoa na Cónega: o regresso da vida à Boavista



É uma tradição muito especial, a celebração da Páscoa na Cónega ou Boavista, amanhã, com dois pólos que marcam o passado e o presente da comunidade: a Sé e a capela do Senhor das Ânsias.

O Padre Manuel Joaquim, Pároco da Sé, vive esta festa pelo segundo ano consecutivo, desde que serve esta paróquia, assemelha a Páscoa à vida humana. A Páscoa, destaca, como a palavra o diz é uma passagem. A nossa vida humana está caracterizada por isso mesmo é também uma “passagem, mais depressa ou mais devagar, o que é certo é que passa”.

A chuva ainda tentou ameaçar o Compasso Pascal na Rua da Boavista, mas conteve-se para deixar cumprir uma tradição que tem resistido a muitas tempestades.

Nos últimos anos, os moradores da Cónega- como é vulgarmente conhecida a Rua da Boavista- tem lutado para manter viva esta tradição singular que tem atravessado gerações.

Ontem, uma vez mais, as quatro cruzes desceram da Sé até à Cónega onde eram esperadas por centenas de pessoas.
Este ano, os mordomos da festa Pascal foram os elementos da família Paulino Araújo, herdeiros da mais que centenária Ourivesaria e Relojoaria Queirós.

Moradores, familiares, amigos e muitos turistas, que nesta altura ainda permanecem na cidade dos Arcebispos, concentram-se à entrada da rua para lhes dar as boas-vindas. A acompanhar o compasso, e como já vem sendo habitual, estava a a celebrada banda camiliana de Calvos — Póvoa de Lanhoso — que todos o anos integra e anima estas festas.

As varandas estavam engalanadas com colchas de vários tons, um costume muito antigo demonstrativo de acolhimento.Os passeios, cobertos de flores indicavam as habitações que querem receber ‘Cristo Ressuscitado’. Os seus interiores, repletos de gente, denotam também a alegria que todos os anos se vive nesta segunda-feira de Páscoa.


Outro momento marcante nestas festas, é a recolha das quatro cruzes, baptizada como ‘Queremos Deus’, no qual se juntam centenas de pessoas em procissão até à Sé de Braga.

A festa popular começou sábado, com a tradicional sessão de fogo de artifício e a Queima do Judas. Segui-ram-se as actuações de vá-rios grupos de cultura popular. Como é já habitual, a comissão de festas procurou colocar em cartaz grupos e associações culturais da localidade, como é o caso do Grupo de Cordas da Associação ‘Ida e Volta’ e o grupo de Gaitas da Equipa Espiral e a Grupo de Música Popular ‘Cantares da Terra’.

Em entrevista ao programa “Sinais” — a religião é notícia" da rádio Antena Minho, o Padre Manuel Joaquim sustentou que a “Páscoa é uma marca, para nós cristãos, e esta passagem significa aquela evolução, crescimento e progresso que somos chamados a fazer, do mal ao bem, da morte à vida."

A grande mensagem que deixa aos seus paroquianos, é a de que “acreditemos mais uns nos outros, nós somos os proclamadores, na paz e no bem, desta fé na Ressurreição.



“Gostava que uma equipa
de jovens liderasse a comissão”


Manuel Gonçalves preside à Comissão de Festas há mais de 30 anos. Apesar das dificuldades, conseguiu manter viva esta tradição pascal. Mas teme pela sua continuidade.

“Tem sido bastante difícil para arranjar os meios para que possamos fazer a festa. Tem sido um quebra-cabeças muito grande”.
Para além do subsídio atribuído pela Câmara Municipal de Braga, o orçamento desta festa é sustentado pelos apoios dados pela Junta de Freguesia da Sé, pelos próprios moradores da Rua da Boavista e os mordomos.

Para além dos incentivos materiais, Manuel Gonçalves refere que era necessário “uma equipa de jovens que pegasse nisto e que desse continuidade a esta tradição”. O responsável diz que as camadas mais jovens “habituaram-se um pouco a que as coisas apareçam feitas. Esta comissão já tem muitos anos e convencem-se de que as coisas aprecem sempre feitas”.

Manuel Gonçalves, o grande responsável, todos os anos por esta festa, traça-nos as linhas gerais do programa que domingo conheceu uma vertente popular, com a subida ao pau do bacalhau, às 21 horas, seguindo-se a actuação de quatro grupos de música popular tradicional e uma sessão de fogo de artifício, pelas 24 horas.

Hoje, o dia principal, as cruzes sairam às 9 horas da Sé, em direcção à Capela do Senhor das Ânsias, onde foi celebrada a Eucaristia e no fim da qual se inicia o compasso. A recolha das cruzes, pelas 20,30 horas foi outro momento sublime do dia, num percurso festivo até à Sé de Braga.

Manuel Gonçalves encontra na desertificação da rua da Boavista as dificuldades crescentes para “compor a rua como era há 30 anos atrás” e dar à festa o colorido que ela então possuía.

8 comments:

Crisanto said...

Sou d'A Corunha e estou a fazer um trabalho de pesquisa sobre um clérigo da Rua da Cónega da primeira metade do séc. XIX.

Por favor: poderiam me ponher em contacto com alguém que conheça a História da Capela das Ânsias??

O meu correio electrónico é: xcgandara@me.com

Muito obrigado!!

Anonymous said...

Keep on working, great job!
My page > www.yourtobaccosstore.com

Anonymous said...

Greetings I am so grateful I found your blog, I really found you by accident, while I was researching on Askjeeve for something else, Regardless
I am here now and would just like to say kudos for a remarkable
post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to
look over it all at the minute but I have book-marked it and also included your RSS feeds, so
when I have time I will be back to read a great
deal more, Please do keep up the great b.
Also visit my web page ... Captain Black Sweets

Anonymous said...

I used to be able to find good info from your blog articles.
Visit my blog post :: immobilienalanya.net

Anonymous said...

Fantastic website you have here but I was curious about if you knew of any message boards that cover the same topics discussed in this
article? I'd really love to be a part of community where I can get advice from other knowledgeable people that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Appreciate it!
Also see my site > Asuntoturkista.Net

Anonymous said...

I used to be able to find good info from your articles.
Here is my blog Wohnungen kaufen Antalya

Anonymous said...

Very good blog post. I absolutely love this website.
Keep it up!

Also visit my web page - does procerin work for receding hairline

Anonymous said...

Hello to all, since I am actually eager of reading this webpage's post to be updated daily. It includes nice material.

Also visit my web site www.propertywide.Co.uk