Saturday, March 29, 2008

Braga:sair da cidade para as aldeias




Mais Braga... na rota das freguesias’ é o programa que a Câmara Municipal propõe para todos. aos sábados, já a partir de hoje e até 5 de Julho. O objectivo é mostrar toda a realidade do concelho de Braga aos bracarenses.

O programa ‘Na rota das freguesias’ pretende mostrar as áreas rurais ao público que vive no perímetro urbano; e ‘Jogos sem Limites’ visa proporcionar momentos de convívio e “Saudável competição” entre as diversas freguesias.

Os ‘Jogos sem Limites’ começam hoje, na Avenida Central, com a primeira eliminatória a envolver as freguesias da Sé, Cividade, S.Victor, S. Lázaro, S. João do Souto, S. Vicente e Maximinos.
Em cada sábado, disputam-se as restantes eliminatórias.

Depois da Feira das Freguesias, em 2007, em que estas mostraram algum do seu vasto património, este ano, o município propõe um movimento inverso: levar os residentes na área urbana a conhecer os aglomerados populacionais nas freguesias rurais.

Pela minha experiência profissional, posso garantir àqueles que aderirem a estas visitas que vão ficar e ser surpreendidos com algumas coisas que vão encontrar nas freguesias rurais.

Qualquer pessoa pode participar nas visitas, bastando fazer a inscrição no Posto de Turismo ou na sede da Junta.

Aos bracarenses da cidade é dada assim oportunidade de constatar que Braga é um concelho homogéneo e que há boa qualidade de vida nas freguesias e uma enorme riqueza patrimonial, cultural, histórica e económica.



As freguesias de Braga oferecem a cada visitante algo de surpreendente que desconhecemos e quem não conhece não ama.

Há muito boa gente que não conhece essa realidade concreta das 55 freguesias e, para alem de não a apreciar, inspira muito disparate.

É por isso que esta iniciativa pode contribuir muito para a criação de uma alma bracarense, não assente num bairrismo bacoco, mas numa sadia vaidade de ser bracarense.

No comments: