Thursday, August 6, 2009

Viver com alegria decente



Se fosse vivo, José Afonso tinha celebrado Domingo oitenta anos de vida, mas ele continua vivo, 24 anos anos depois, através das suas canções e das suas letras.

Neste país socialmente aviltado e politicamente traficado, onde os valores sofrem desavergonhado escárnio no dicionário do lucro, José Afonso incomoda a esquerda que hoje está nos vários poderes, onde cultiva a falta de escrúpulos a troco das migalhas da 'democracia burguesa' recusada pelo intérprete de Cantigas de Maio.

Este professor de História que contava muitas histórias é o modelo de uma nova forma de estar na vida, na profissão e na política que marca cada vez menos a vida dos portugueses.

José Afonso continua a desafiar-nos hoje a um pouco mais de beleza e decência nas nossas acções, nos nossos princípios de vida e nos nossos comportamentos.

Esta combinação de decência e de beleza está reservada aos melhores de cada geração, que são sempre poucos, mas cada um de nós não pode excluir-se dela.

Jose Afonso é a garantia de que vale a pena ser mais bonito e mais decente pois nos deixou o testemunho feito vida, na poesia, na escola e no combate da cidadania, desse acorde perfeito, que podemos ouvir de manhã ao pequeno almoço, à tarde, na praia ou entre a folhagem das árvores.

O cantor e compositor de "Grândola, Vila Morena" era Terno e agressivo, sarcástico e sensual, cantor de raízes populares mas erudito, credor de um trabalho personalizado mas aberto à criação colectiva, sentimental irónico, andarilho dos grandes espaços, implacável quando afrontava a hipocrisia, humilde, contraditório e teimoso mas nunca sectário, atrevido frente à doença.

Quando desapareceu de entre os vivos, José Afonso explicou-nos calaremente que é possível viver como os melhores sabem viver: solitário e solidário, intransigente e dialéctico, leal nos ódios e nas paixões.

Agora, 24 anos volvidos sobre a morte do cantor, José Afonso desafia cada um de nós a viver no trabalho, na vida, no lazer e na política "todo o alfabeto dessa alegria" com decência e beleza.

No comments: