Thursday, November 22, 2007

Quando as cores influenciam comportamentos





Quando falamos de moda, não podemos abdicar das cores, embora nos custe a admitir que elas estão intimamente relacionadas com a nossa forma de estar na vida, no lazer ou no trabalho.

Já nos demos conta disso, mas não nos apercebemos até que ponto as cores influenciam os nossos comportamentos. Basta pintar as paredes da sala de um infantário de amarelo vivo para entendermos por que as crianças daquela sala ficam muito mais excitadas e activas.

Se entrarmos num café com as paredes pintadas de verde fluorescente, percebemos de imediato por que as pessoas falam mais alto.

Mas se não formos adeptos de cafés ou não tivermos idade para infantários, olhemos em volta do nosso escritório. Se tiver uma cor quente sentimo-nos bem melhor a trabalhar ali.

Quem nos alerta para estas singularidades é Joana Sousa que, em parceria com Bruno Barreto, se lançaram há dois meses na Companhia das Flores, uma loja multi-serviços na área da arquitectura e decoração de interiores, organização de eventos e comercialização de flores e prendas para todas as ocasiões.

A decoração de restaurantes, remodelação de interiores, organização de eventos, flores, prendas com assinatura exclusiva com destaque paras a velas decorativas constituem os pontos fortes da Companhia das Flores.

Joana Sousa e Bruno Barreto não são alheios às tendências da moda e acompanham-nas de perto, no que se refere à decoração.

É o caso das cores em que o prateado se destaca por estes tempos, apesar de “sabermos que o preto não sai de moda”, até porque o “preto permite que as flores ganhem outra vida” – destaca Bruno Barreto.

Na arquitectura de interiores, a cor preta funciona como alargamento do espaço, enquanto os espelhos dão profundidade a esse espaço.

Depois há a junção de materiais que constitui outro momento importante na decoração e as coisas funcionam como um estilista a fazer uma peça de vestuário.

Situada em Vila Verde, na Avenida do Autarca, n.º 99, junto ao Campo da Feira e à Escola Profissional Amar Terra Verde, o espaço de flores surpreende pelos aromas de cores que proporciona a quem o visita à procura de um serviço de renovação de espaços ou de uma peça de autores com exclusividade para assinalar um momento singular.

Que nos oferece a Companhia das Flores? Disponibiliza concepção de projectos, estética de espaços comerciais, showrooms e stands promocionais, na área da arquitectura. Na vertente de design oferece a concepção de mobiliário, web design gráfico e criação de materiais promocionais.

Na área da decoração alarga-se aos espaços habitacionais, comerciais, eventos e festas temáticas. Finalmente, na organização de eventos tem capacidade para congressos, feiras, inaugurações, festas, casamentos, baptizados, aniversários, festas infantis e acções de promoção.

“Estamos na fase em que nos vamos dar a conhecer” – admite Joana Sousa – para que as pessoas percebam e interiorizem o conceito da Companhia das Flores”.
Se esta fase inicial constitui uma dificuldade, a verdade é que as flores “podem acompanhar tudo, na arquitectura, nos eventos e festas”, embora o principal argumento de Joana Sousa seja o “querer ser forte na capacidade e qualidade de resposta”.

“Não queremos fazer o trivial” – alerta, para “fecho” de conversa, Joana Sousa, uma jovem empresária preparada para responder às necessidades das pessoas que vão desde a organização da festa de um casamento, à decoração de casas, lojas e apartamentos.

Através de parcerias com empresas – dos mais variados sectores de actividade, desde a confecção de vestidos a painéis publicitários – a Companhia das Flores assenta em quatro pilares de actividade que são a imagem de marca: arquitectura, design, decoração, organização de eventos.

Explicando-se melhor, Bruno Barreto adianta: “por exemplo, uma noiva entra aqui, tem um atendimento personalizado e pode começar por comprar o vestido de Elsa Barreto, e deixar-se de preocupações sobre a organização e realização da festa do Casamento, desde os convites às prendas, passando por tudo o que é necessário para uma festa completa, em que proporcionamos todo o requinte e glamour. Tudo é pensado ao pormenor e de forma única”.

Nascida em Vila Verde, a Companhia das Flores tem capacidade de resposta para eventos em todo o país. “As pessoas olham para a nossa fachada e pensam que isto é um espaço muito caro, mas os preços que praticamos são os normais do mercado” – garante Joana Sousa, que sempre se dedicou a esta área de actividade, embora admita que “fala com as flores”, tal é a sua afeição desenvolvida através de uma loja que lançou na Galeria Comercial Campus S. João, no Porto.

Com muita “experiência na organização de casamentos”, Joana Sousa garante aos seus clientes parcerias de prestígio nas mais diversas áreas de serviços que presta, sem esquecer acções de formação nesta área de organização de eventos.
Um dos projectos consiste na abertura de um curso para hospedeiras/hospedeiros destinados a acções de promoção de produtos e serviços por parte das empresas e organização de eventos.

Hoje em dia, refere como exemplo, os pais não têm tempo para organizar a festa de aniversário do filho e nós tratamos de tudo, desde a escolha do espaço, à decoração e à festa propriamente dita”.

A decoração de restaurantes, remodelação de interiores, organização de eventos, flores, prendas com assinatura exclusiva com destaque paras a velas decorativas constituem os pontos fortes da Companhia das Flores.



Joana Sousa e Bruno Barreto não se alheiam das tendências da moda e acompanham-nas de perto e a Companhia das Flores cativa-nos, logo à entrada, pelo cheiro agradável que é das velas - decorativas de todos os feitos e tamanhos - e não das flores. É a melhor expressão do requinte, numa terra onde as pessoas são sofisticadas na arte de bem receber.

No entanto, o “cartão de visita” avisa-nos que as “flores são companhia de tudo, desde a decoração, à arquitectura e a todos os eventos que possam ser contemplados com a sua contribuição em momentos e espaços inesquecíveis da vida de cada um de nós.
Já agora, para terminar, se quiser oferecer uma linda prenda e única a alguém – mesmo que seja de Braga – tem na Companhia das Flores o local que responde às suas necessidades e aos seus interesses.

1 comment:

Anonymous said...

boa tarde. ouvi dizer que essa empresa já não funciona, é verdade?
obrigado...