Thursday, November 22, 2007

O B., o pai e a escolinha



A história conta-se em poucas palavras, mas é um exemplo eloquente para uma palestra sobre o futebol como escola de virtudes para os adolescentes e jovens.

O pai de B., operário e futebolista amador, B.R., garante que o filho "é do Sporting" e só assinou "papéis para autorizar a presença dele num torneio que o Benfica ia disputar em Numância". Uma assinatura inútil, porque o filho nem chegou a jogar nesse torneio.

O caso já mereceu as honras da intervenção do presidente de uma entidade que alegra o coração de mais de seis milhões de portugueses:

Diz esse senhor que o Benfica “não obrigou ninguém, nem enganou ninguém” e acrescenta: “Não vamos pactuar com oportunistas e com mentirosos". "Esse jovem foi ao balneário com o Simão, levou bolas e a camisola do jogador. Estou convicto de que este caso será exemplar para determinados encarregados de educação."

O miúdo, garante o pai, "é do Sporting" e diz que a sua assinatura foi usada pelo Benfica para federar o miúdo.

Eis um exemplo requintado do desporto como um mundo de mentirosos e oportunistas, como muito bem disse o presidente da nação benfiquista.

O pequeno, de oito anos, está a ser disputado como se fosse um troféu de caça. Agora, a fugir dos galgos que correm para o apanhar, está a receber tratamento psicólogico.

Se não quiserem usar esta triste história num debate sobre as vitudes do desporto, podem usá-la também numa palestra qualquer sobre os direitos da crianças e a defesa dos seus legítimos interesses.

O caso do B., comparado com o da Esmeralda, não tem nada a ver. Neste caso, é um combate de afectos, naquele é uma luta por efeitos de tesouraria.
Só mais uma coisa sem importância: é para estas trapalhadas e negócios que se criam escolinhas de futebol?

Depois da porcaria de Viseu e do apito dourado, das confusões entre autarcas e dirigentes do futebol, que é preciso para alguém neste país acabar com esta choldra? Se ninguém quer fazer nada, ao menos, exige-se que os pais façam qualquer coisinha.

No comments: