Thursday, June 28, 2007

Vila Verde: ‘Equestre Lusitana’ exibe Carrossel Feminino único



É pioneiro e o único em Portugal. A Academia Equestre Arte Lusitana exibiu há alguns dias um Carrossel Feminino, na freguesia da Laje, Vila Verde.

A Academia Equestre Arte Lusitana proporcionou aos rotários de Vila Verde a primeira exibição de um Carrossel Feminino, durante o fecho de mais uma edição da Prova de Vinhos Verdes.




As protagonistas desta estreia daquela Academia sedeada na freguesia da Laje, com mais de uma centena de alunos de equitação, foram Susana Alves, Ana Margarida Gonçalves, Maria José Silva, Cláudia Anes, Andreia Cruz e Conceição Costa.
O espectáculo equestre começou com um “pas-de-deux” protagonizado por Ana Margarida e Susana Alves, seguindo-se um solo pelo mestre da escola, Rui Vaz, sempre acompanhados de música a condizer.



A Academia Equestre Arte Lusitana — que disponibiliza 25 cavalos para o ensino — proporcionava assim uma amostra do trabalho e evolução dos alunos ao longo de menos de um ano.

Com este espectáculo, Rui Vaz concretizava um dos seus primeiros grandes objectivos com “esta estreia absoluta” que deixa antever uma bela Gala de Final de Ano, lá para finais de Julho.


Para a Gala de Fim de Ano, a 21 de Julho, Rui Vaz prevê apresentar “números com coreografias e sincronizações originais que considero determinantes para um bom espectáculo”.

Rui Vaz está convicto que 150 é o número ideal de alunos para manter e consolidar a qualidade do ensino. Este é o objectivo programado para o próximo ano equestre que começa em Setembro. Os interessados podem inscrever-se através do telem 936 100 581. A propina mensal é de 35 euros, “o mesmo preço de um ginásio médio que possibilita a prática de um bom desporto”.

SÓLIDO CRESCIMENTO

“Queremos crescer devagarinho como convém a um sólido crescimento” — assegura Rui Vaz, antigo oficial de Cavalaria que aqui partilha todo o seu saber de experiência feito em prol da arte equestre lusitana.
As cavaleiras que participaram neste “Carrossel” demonstraram uma evolução notável, uma vez que algumas delas começaram apenas em Dezembro e outras já este ano.

Outro dos objectivos de Rui Vaz consiste em sensibilizar os rapazes para a prática da equitação, uma vez que “95 por cento dos alunos são raparigas, talvez porque os homens tenham vergonha de ficar mal. No início da aprendizagem os rapazes inibem-se um pouco”.



Uma das alunas, a Susana Alves, vem de Valença para Vila Verde aprender: “começei a aprender aqui, embora já tivesse um cavalo”.

BOA TERAPIA
NUMA ESCOLA A SÉRIO

Desde Setembro, recorda Susana Alves, “ocupo os meus tempos livres e venho duas vezes por semana, pelo menos, de Valença. Faz-me bem e é uma boa terapia”.

A bracarense Ana Margarida Gonçalves participou com Susana Alves no “pas-de-deux” e a sua aprendizagem na Academia Equestre Arte Lusitana ficou a dever-se “à morte do meu cavalo num outro Centro Hípico e decidi mudar de poiso”. Com a evolução que as aulas de Rui Vaz lhe proporcionaram, esta jovem diz-nos: “já comprei outro cavalo — o “Sobreiro” — que está aqui, onde venho quase todos os dias”.

A paixão devotada à equitação por estas duas jovens foi ao ponto de terem sido elas a preparar, escolher os tecidos e confeccionar os trajes com que se exibiram neste espectáculo.




A Cláudia Anes tomou conhecimento da existência desta Academia Equestre pelo jornal Correio do Minho. A equitação é “uma paixão desde pequenina e já tinha andado numa outra escola mas nesta tudo é levado mais a sério”.

A qualidade do ensino ministrado na Academia Equestre Arte Lusitana já ultrapassou as fronteiras do Minho e chegaram já algumas “solicitações para espectáculos na Galiza”.

Para já, os espectáculos realizam-se dentro das instalações da Academia, promovendo recepção de grupos, através de protocolos com unidades hoteleiras, transformando-se num sítio de paragem para um jantar diferente, com espectáculo e exibição da arte de montar a cavalo.

4 comments:

Anonymous said...

Parabéns Mestre Rui Vaz!

Grande espectáculo equestre, num picadeiro magnífico e com certeza único no nosso país...

A afirmação vai surgir um dia...

Anonymous said...

Parabém Mestre Rui Vaz!

Belo Espectáculo!!

Anonymous said...

È uma pena não divulgarem mais os espectáculos (com mais antecedência.)

Anonymous said...

Lamento desacreditar mas o Sr. Rui Manuel Lopes Vaz nunca mas nunca foi oficial de cavalaria. a trpa que fez resumiu-se a uma breve passagem de cerca de 3 meses