Saturday, April 23, 2011

Cónego Eduardo Melo: Braga é boa madrasta e má mãe?



"Está na hora dos bracarenses acordarem para um gesto de gratidão para com um dos filhos mais ilustres de Braga" — apelou José Pinto Cardoso, concordando com quem diz que "Braga é Mãe para os que vêm até ela e é madrasta para com os seus. Eu começo a acreditar que é verdade".
Este empresário bracarense falava no final dos actos que lembraram o terceiro aniversário do falecimento do antigo Deão do Cabido da Sé de Braga, no passado dia 19 de Abril.

O Cónego Eduardo Melo viveu e testemunhou a Palavra de Deus e a sua vida e obra devem continuar a ser um ponto de referência para cada um de nós — sustentou D. Jorge Ortiga, na Basílica dos Congregados, repleta de fiéis.
O Arcebispo de Braga falava na Eucaristia concelebrada por uma dezena de sacerdotes no terceiro ano do falecimento do antigo Deão da Sé de Braga e Vigário Geral da Arquidiocese.

Após a Eucaristia, com uma guarda de honra proporcionada por uma secção dos Bombeiros Voluntários de Braga, um grupo de amigos dirigiu-se ao Cemitério de Monte d'Arcos para colocar uma coroa de flores no jazigo de Mons. Eduardo Melo Peixoto, num "gesto de coragem daqueles que não sentem vergonha em afirmar-se como amigos do Cónego Melo".

Entre os padres concelebrantes estavam alguns arciprestes de vários concelhos do distrito de Braga.

O terceiro aniversário do seu falecimento foi oportunidade para serem relembrados os contributos do Cónego Eduardo Melo para o progresso de Braga seja no desporto, como presidente do Conselho Geral do Sp. Braga, seja na religião, pelo contributo para a recuperação da Sé e seu Tesouro Museu, seja nos Cursos de Cristandade ou ao serviço dos Escuteiros.

D. Eurico Nogueira, arcebispo Emérito de Braga, presidiu ao almoço de homenagem que decorreu no Centro Apostólico do Sameiro, recordando que sentiu "muito a sua morte. Era mais novo que eu e cheio de vida. Quando ele faleceu, foi um choque muito grande para mim".

"Éramos, fomos e somos amigos dele e quem deixou de ser amigo é porque nunca o foi. A cada ano que passa nós sentimos a saudade e o pesar deles nos ter faltado tão cedo.

Associo-me inteiramente à homenagem ao cónego Melo. Ele merece a nossa amizade" — rematou D. Eurico Nogueira.
António Machado, presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Braga, recordou os tempos em que era "um jovem que morava na rua de S. Geraldo quando conheceu o padre Eduardo Melo, acabado de chegar da Índia e foi colocado no Seminário de S. Tiago onde ele deixava os rapazes andar de patins nos claustros do Seminário".

"Guardo com muito carinho o entusiasmo e a paciência que ele tinha connosco que éramos rapazotes. Foi sempre um homem da Juventude e sempre foi meu amigo.



Foi um grande amigo dos bombeiros e sempre nos ajudou" — concluiu António Machado, na breve alocução durante o almoço de amigos de Mons. Eduardo Melo.

Este grupo de amigos reunia-se uma vez por mês, recordou José Pinto Cardoso, lembrando a todos que "cada um é que sabe quanto deve ao Cónego Melo. Para Mim foi o segundo pai, um conselheiro" desde o momento em que "o encontrei numa altura difícil da minha vida".

Lembrando as palavras de D, Jorge Ortiga, na Eucaristia, José Pinto Cardoso, este empresário assegurou: "quando falo sobre o Cónego Melo, não me ardem os lábios, arde-me o coração" uma vez que "nos ensinou e viveu os bons propósitos e era um homem sério".

Quanto ao resto, "os grandes homens da História sempre tiveram inimigos" — prosseguiu José Pinto Cardoso agradecendo a presença de D. Eurico Nogueira, um dos homens da Igreja que nunca tiveram vergonha de ser amigo do cónego Melo".

José Pinto Cardoso agradeceu a presença de D. Eurico, recordando o momento em que ele se ofereceu para vestir de novo a toga de advogado para defender o Cónego Eduardo Melo, ao contrário de outros bracarenses — na política e na Igreja — que se acobardam quando se fala do Cónego Eduardo Melo".

"Na Igreja, na política, no desporto, ao serviço de Braga ele nunca deixou de ser padre nem de ser homem" — continuou José Pinto Cardoso, concluindo que "ele fez muita falta a todos nós, deixando-nos tão cedo" e "é com grande prazer que me associa a todos aqueles que merecem a sua amizade".

"Aqui, recordou, todos fomos, somos amigos e não temos vergonha de falar do cónego Melo e lembrar o muito que fez pela sua terra, pois ele é um bracarense nascido e criado em Braga, ficando ligado às suas principais instituições"

"Está na hora dos bracarenses acordarem para um gesto de gratidão para com um dos filhos mais ilustres de Braga" — apelou José Pinto Cardoso, concordando com quem diz

que "Braga é Mãe para os que vêm até ela e é madrasta para com os seus. Eu começo a acreditar que é verdade".

José Pinto Cardoso, falava no final aos jornalistas, abordando o tema incontornável da estátua ao Mons. Eduardo Melo, afirmando a sua colocação numa praça de Braga como um "dever dos bracarenses que beneficiaram da sua amizade" sejam eles da política, sejam da sociedade ou da Igreja de Braga.

13 comments:

Anonymous said...

An impressive share! I've just forwarded this onto a co-worker who had been conducting a little research on this. And he actually ordered me dinner due to the fact that I found it for him... lol. So allow me to reword this.... Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending time to talk about this topic here on your website.
Take a look at my blog post more coupon

Anonymous said...

Hi, I do think this is an excellent web site.
I stumbledupon it ;) I am going to return yet again since i have saved as a favorite it.

Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to guide others.
My web blog :: davidoff cigarettes price

Anonymous said...

I really like what you guys are usually up too. This kind of clever work
and coverage! Keep up the awesome works guys I've incorporated you guys to my blogroll.
Also visit my homepage :: watch nfl online

Anonymous said...

I’m not that much of a online reader to be honest but your sites really nice, keep it up!

I'll go ahead and bookmark your site to come back later. All the best
Feel free to surf my web-site :: piano lessons

Anonymous said...

Great site you've got here.. It's hard to find good quality
writing like yours nowadays. I seriously appreciate individuals like you!
Take care!!
Visit my page ... ways to earn money online

Anonymous said...

Very good information. Lucky me I came across your site by chance (stumbleupon).
I've book-marked it for later!
Here is my web page :: http://plussizedpals.com

Anonymous said...

Your method of explaining the whole thing in this paragraph is actually pleasant,
all can simply be aware of it, Thanks a lot.
Stop by my blog post : rossmoor.us

Anonymous said...

Everything is very open with a really clear clarification of
the issues. It was truly informative. Your website is extremely helpful.
Many thanks for sharing!
my webpage - even skin tone

Anonymous said...

Somebody necessarily lend a hand to make severely articles I'd state. This is the very first time I frequented your website page and so far? I surprised with the analysis you made to make this actual publish extraordinary. Great job!
My web site - pictures of thanksgiving dinner

Anonymous said...

Hі, I dο think this iѕ a great websіtе.
I stumbledupοn іt ;) I am going to гeturn once again
sinсe I bookmarked it. Mοneу and freedοm is the bеst ωay to change, may
you be rich and cоntinue to help other ρeoplе.


My ωebpage; payday loans

Anonymous said...

Awesome issues here. I'm very happy to see your post. Thank you so much and I am looking ahead to contact you. Will you please drop me a mail?

my weblog - Www.Propertywide.Co.uk

Anonymous said...

Howdy! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I really enjoy reading through
your posts. Can you suggest any other blogs/websites/forums that deal with the same topics?
Appreciate it!

Also visit my weblog memory stick future shop

Anonymous said...

First of all I want to say terrific blog! I had a quick question in
which I'd like to ask if you don't mind. I was interested to know how
you center yourself and clear your head before writing.
I have had a hard time clearing my mind in getting my ideas out.

I truly do take pleasure in writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes
are generally lost simply just trying to figure out how to begin.
Any recommendations or tips? Many thanks!

Feel free to surf to my web blog: data recovery software free download