Wednesday, November 12, 2008

Braga: seminários mostram-se em Cabeceiras



O grande objectivo da Semana Nacional dos Seminários “é rezar ao senhor da Messe e semear com toda a esperança” face aos números dramáticos da redução de padres — garante o Reitor do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo, em Braga.
A Semana dos Seminários é uma oportunidade de oração pelos seminários, porque “acreditamos que pedindo ao Senhor da Messe ele concede o dom da vocação àqueles jovens que freqüentam os seminários”.

Ao mesmo tempo, o padre Vitor Novais, apostado em transformar o Seminário num companheiro (antes, durante e depois) de cada sacerdote, refere que esta semana pretende contribuir para “cultivar esta dimensão da esperança”.
Falar dos seminários, em cada deste tempo, “é para quem acredita e reza, é tempo de ter a esperança. Pedir ao Senhor da Messe que envie os trabalhadores necessários em cada tempo para a Messe”.

Uma terceira dimensão desta semana é a sensibilização porque “no passado estiveram outros, hoje estão estes seminaristas, amanhã esperamos ter outros, sensibilizar os jovens para se abrirem a este Dom da vocação”.

A programação nacional coube aos seminários de Braga e esta semana é preenchida com uma série de actividades, a começar com uma participação no programa “Ecclesia” na RTP 2 e a continuar hoje com a celebração da Eucaristia, às 11 horas, que é transmitida pela TVI, a partir da Igreja de S. Paulo.

É o lançamento deste tema da Semana dos Seminários “Quem semeia com generosidade assim colherá”.
Na próxima sexta-feira, às 21,30 horas, realiza-se no mesmo local uma vigília aberta a toda a dioceses, contando com a colaboração das paróquias da cidade.

A Pedido do Arciprestado de Cabeceiras de Basto, escolhemos este concelho para dinamização directa na catequese para a infância, a adolescência e juventude. Esta actividade será realizada pelos seminaristas, com a colaboração dos padres formadores e também aí teremos celebração da Eucaristia com exercício dos ministérios litúrgicos pelos seminaristas que vão dar testemunho da sua vocação.

Haverá também — diz o padre Vitor Novais — a celebração de uma vigília vocacional em Refojos no próximo sábado, às 21 horas, na Igreja do Mosteiro para todo o arciprestado.

Ao longo do sábado e domingo, padres formadores e seminaristas vão estar com as comunidades de Outeiro, Cavez, Refojos, Arcos de Baúlhe, Faia, Rio douro e S. Nicolau, Santa Senhorinha e Painzela, onde “procuramos fazer essa animação vocacional”.
A pedido dos professores de Educação Moral e religiosa Católica, os Diáconos e seminaristas vão fazer sessões vocacionais no Colégio Didálvi em Barcelos, ao longo de toda a semana, aos cerca de 1400 alunos.

O grande momento será a abertura solene dos seminários para a qual foram convidados os Bispos, os párocos e as famílias dos seminaristas, no Domingo, dia 16, a partir das 18 horas. Depois da sessão solene, no Salão S. Frutuoso, há eucaristia e um jantar de convívio “para todos aqueles que participaram neste evento solene”.

A quantidade de seminaristas tem vindo a diminuir mas “nós estamos esperançados que a tendência se pode inverter nos próximos anos. Sabemos que o Senhor da Messe chama a cada tempo operários necessários para a Messe”.

A pastoral nunca pode ter a preocupação da quantidade porque ela “faz-se com pessoas onde não queremos excluir ninguém mas onde temos de lhes pedir que abracem a causa. A Pastoral trabalha para que muitos façam a experiência, muitos são os chamados e só alguns são escolhidos e penso que é bom saber o que Seminário faz para que os jovens de hoje se sintam atraídos na vivencia de uma especial consagração".

EXPOSIÇÃO DE PINTURA

Esta redução tem permitido edificar um seminário com valores muito positivos, onde é possível à equipa formadora um acompanhamento mais personalizado, um ambiente de família onde todos nos conhecemos e não um ambiente de anonimato, o desenvolvimento de relações e dinâmicas nas relações humanas que não são possíveis com grandes grupos.

Quanto os números, a nossa situação “é um desafio dramático mas comum dramatismo que não nos perturba o espírito mas nos leva a encara-lo com a renovada esperança a partir de uma nova cultura da Pastoral vocacional”.

Quanto a projectos, o Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo está a concluir a visita a todos os arciprestados da Diocese — faltam dois ou três — a sensibilizar o clero e levar a todas as famílias a inquietação vocacional junto dos seus membros.

Além do renovado jornal ”Voz da Esperança”, outras actividades são desenvolvidas na animação vocacional e no pós-seminário para que o neo-presbítero não fique desvinculado do seminário durante os primeiros dez anos, com acções de formação e reflexão.

Neste ano paulino, este projecto não esquece que o Seminário se chama de S. Pedro e S. Paulo. “É um momento de graça para a comunidade cristã e para o seminário”. Motivar a arquidiocese a rezar e sensibilizar-se pelos seminários é o objectivo da exposição de pintura da artista Ilda David. Será uma exposição ligada ao corpus paulino e a partir daí outras dinâmicas da pastoral vocacional.

No comments: