Saturday, April 11, 2009

Braga rentabiliza muito bem recursos financeiros




Braga é o segundo concelho de Portugal na rentabilidade das receitas, em média, por cada um dos seus habitantes, ao passo que Ponte de Lima é o concelho em que os habitantes menos devem per capita.

Braga é o segundo município do país com melhores resultados económicos de Portugal, ou seja, o que traduz a melhor rentabilidade das receitas por habitante. Braga é apenas ultrapassado por Loulé num cálculo semelhante ao rendimento de uma acção numa empresa — lê-se na página 120 do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses referente a 2007 e divulgado anteontem em Lisboa.

João Baptista da Costa Carvalho, Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e Professor Associado na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho é o coordenador do estudo que envolveu Maria José da Silva Fernandes, Pedro Jorge Camões e Susana Margarida Jorge, investigadores da Universidade do Minho.

No distrito de Braga, o segundo concelho com me-lhores resultados económicos é outro concelho com gestão socialista, Guima-rães, e aparece em 30.º lugar do ranking nacional.
No distrito de Viana do Castelo, o melhor lugar pertence a Melgaço que está em 13.º lugar a nível nacional, seguindo-se Monção (17.º), Ponte de Lima (23.º) e Viana do Castelo (24.º)

Braga e Seixal são os únicos municípios de brandes dimensões que não recorreram a empréstimos entre 2005 e 2007 — revela o mesmo documento.

No mesmo item, Vila Ver-de aparece em 13.º lugar como o município com piores resultados económicos, numa tabela em que o pior concelho é Lisboa.

No que se refere à eficiência financeira, o concelho de Braga surge em nono lugar nacional mas é o terceiro entre municípios de gran-des dimensões atrás de Almada e Amadora. O segundo melhor município mi- nhoto é Ponte de Lima, em 30.º lugar, e até ao 45.º lugar não aparece mais ne-nhum município do Minho.

Paredes de Coura é o município do Minho melhor pontuado quanto a despesas com pessoal face às despesas totais, em quinto lugar nacional, com uma taxa de despesa de 15,1 por cento. Em relação a 2006, melhorou a sua posição de forma notória pois ocupava o 14.º lugar.

Arcos de Valdevez aparece em décimo lugar nacional, com 16,2%, e Melgaço em 17.º lugar com uma taxa de 17,7%.
Fafe, entre os municípios de média dimensão, é o me-lhor posicionado entre os concelhos do Minho, com uma taxa de despesas com pessoal da ordem dos 19%.

No extremo oposto, nos primeiros 35 lugares não aparece nenhum município minhoto entre os que gastam mais com pessoal, face à despesa total.

No que se refere ao passivo, Braga aparece em sétimo lugar (com quase 90 milhões de euros, menos seis milhões que em 2005), numa lista liderada por Lisboa com 965 milhões de euros. Gaia, Aveiro, Porto, Gondomar e Maia têm um passivo maior que Braga, em 2007.

No comments: