Saturday, June 28, 2008

Sarau de aromas no Colégio Teresiano




Uma fantástica palestra sobre as plantas aromáticas pelo prof. Jorge Paiva, o folclore puro exibido pelos Romeiros do vale do Cávado e actividades diversas protagonizadas pelos assinalaram o encerramento do ano lectivo no Colégio Teresiano, em Braga, no passado fim-de-semana.

“O mundo envolvente das plantas” foi o tema de mais uma Noite Scienciacional em que, à volta de um tema, se procura fazer divulgação científica e educação ambiental, junto de toda a comunidade escolar deste Colégio, comparecendo habitualmente algumas centenas de pessoas.

Os temas até agora tratados, “Os micro-organismos” e “O Chocolate”, foram abordados sobre uma multiplicidade de perspectivas, numa abordagem integradora e multidisciplinar, com relevo da componente científica.

Na apresentação daquele professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, Isabel Roque, Directora Pedagógica do Colégio justificou a iniciativa afirmando que “as culturas que não respeitam o ambiente, dificilmente respeitam as pessoas”.

Com mais de 500 artigos sobre botânica em enciclopédias e revistas, o prof. Jorge Paiva deliciou os assistentes com uma palestra sobre plantas como “seres vivos muito importantes para os seres humanos”, centrando-se nas aromáticas.
Para nos apercebermos da importância das plantas para os seres humanos, “70% dos medicamentos humanos são extraídos de plantas”.
A importância da água nos organismos vivos (num homem de 70 Kg, 42 Kg são água) — daí que ninguém faz greve de sede, o prof. Jorge Paiva sustentou que a água é fundamental à vida.

No entanto, nos locais mais secos, as plantas libertam aromas para se protegerem da falta de água. No entanto, o aromático é tóxico mas pode-se comer desde que não se exagerem as quantidades.



Daí que não se deva abusar do chá ou da salsa. O facto de as plantas aromáticas serem tóxicas permite que elas matem bactérias. Veja-se o louro, exemplificou o orador. Pode provocar cancro e por isso não se deve exagerar na comida. Ou então, a pimenta. Há quem não a suporte. Como também não se deve abusar do chá de camomila, por exemplo. Alguns chás têm mais cafeína que o café.

O orador “viajou” também pelas plantas que alimentam a cosmética, como o Sândalo (que os indonésios extinguiram em Timor Leste) ou o Aloé Vero já citado na Bíblia e em Aristóteles ou o incenso ou as folhas de tomate que matam os piolhos...
Em Portugal, Viriato usava o pó de teixo para colocar nas setas contra os romanos, mas o prof. Jorge Paiva alertou os presentes para um embuste: a maior parte do chá hipiricão que é vendido como sendo do Gerês é uma fraude, não é verdadeiro chá geresiano.

Alem da palestra, o Colégio Teresiano realizou uma exposição de plantas e enriqueceu a noite com espectáculos alusivos ao tema, com música, ballet e teatro.




Trata-se de uma iniciativa integrada no Projecto educativo delineado para este ano naquela escola privada bracarense, no âmbito de uma parceria com a Universidade do Minho.

Estas actividades “Scienciacionais” envolvem todos os alunos e famílias (“que aderem em massa”), para além de não passarem em claro datas históricas, dias especiais e celebrações da cidade de Braga, a que se associam sempre, como o Ballet na Semana Santa, a Braga Romana (esta semana), o Festival de Mimos, etc.

Com cerca de 600 alunos – dos três anos de idade ao nono ano de escolaridade – o Colégio Teresiano está a celebrar 75 anos de exercício da prioridade à pessoa no seu processo relacional com os outros, com o mundo e a natureza e com o transcendente (Deus).

Dotado de 55 professores e 18 colaboradores não docentes, (apoiados pela dedicação de doze irmãs teresianas), o Colégio acolhe 120 crianças do pré-escolar, mais 225 no primeiro ciclo, a que se juntam 106 do segundo e 147 do terceiro ciclo.
Para além das áreas curriculares oferece diversas actividades de complemento: piano, guitarra, ballet, informática, natação, ginástica, ginástica acrobática, hip-hop, karaté, oficina de teatro, atelier de arte, atelier de arraiolos.




Para além das áreas curriculares oferece diversas actividades de complemento: piano, guitarra, ballet, informática, natação, ginástica, ginástica acrobática, hip-hop, karaté, oficina de teatro, atelier de arte, atelier de arraiolos. Algumas destas actividades são dinamizadas com a Associação de Pais (APECOTE), que trabalha em colaboração com a Direcção do Colégio desde 1977. O MTA (Movimento Teresiano de Apostolado) é mais uma proposta de crescimento espiritual individual e em grupo e de atenção e envolvimento no meio.

O MTA (Movimento Teresiano de Apostolado), tem três ramos: Amigos de Jesus, os mais pequenos, MTAJ, de jovens e MTA Comunidades, de adultos. Normalmente os alunos gostam de pertencer ao Movimento, não só pela dinâmica de crescimento humano e espiritual que oferece, mas também pela oportunidade de participarem em actividades de verão, como os campos de férias, que muito apreciam.

1 comment:

Anonymous said...

gostei de comprovar a atenção e o interesse.