Monday, May 12, 2008

Duas vitaminas para a semana





Da minha aldeia vejo
quanto da terra se pode ver do Universo...
Por isso a minha aldeia
é tão grande como outra terra qualquer,
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...


Pego nestas palavras de um poema de Fernando Pessoa para me atrever a falar de duas boas notícias quais alavancas para uma semana positiva e cheia de esperança.

A primeira excelente notícia dá conta de Investigadores da Universidade de Galway, na Irlanda, que descobriram uma substância capaz de reduzir o tamanho dos tumores ao inibir uma enzima envolvida na síntese do ADN.

Sabe-se que uma característica do cancro é o facto das suas células se dividirem de forma descontrolada, através da replicação do ADN que se multiplica por dois e se distribui pelas duas novas células resultantes.

Nas primeiras etapas deste processo de replicação intervém uma enzima, que activa e põe em marcha este processo de cópia do material genético.

A equipa irlandesa descobriu uma pequena molécula capaz de impedir a acção desta enzima, evitando a multiplicação do ADN e a reprodução das células cancerígenas nas pessoas com tumores.

Esta substância actua contra a divisão celular descontrolada no princípio do processo e não nas últimas fases, como acontece com a quimioterapia.
Outra vantagem destacada pelos investigadores é que esta molécula é menos toxica que os actuais tratamentos de quimioterapia.

A outra grande notícia mostra-nos que o poeta português Fernando Pessoa foi eleito uma das 50 personalidades que mais influência teve na Cultura europeia.

Este foi o resultado de uma votação de âmbito universitário promovida pela organização da Capital da Cultura Catalã em vários países europeus, através do voto de mais de 137 mil pessoas da Europa durante nove meses.

Fernando Pessoa foi colocado ombro a ombro com outros vultos que se destacaram nas áreas das Humanidades, Artes e Ciências , como Leonardo da Vinci, Shakespeare, Mozart, Einstein, Sócrates, Goethe, Galileu Galilei, Carlemany, Erasme de Roterdão e Dostoievski.
É uma bela achega para a nossa auto-estima que pode ser maior se seguir-mos à letra um dos seus conselhos:

Para ser grande, sê inteiro:
Nada Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim, em cada lago, a lua toda
Brilha, porque alta vive.

1 comment:

Ralf said...

Olá Braga-agora,
já conhece a homenagem a Pessoa pelo Vecchioni ?
Uma apresentação comovente.
Video, texto original e tradução para portugues via link meunome/homepage.
Ralf