Thursday, February 28, 2008

Ferreiros: 65 anos ao serviço da juventude

O Corpo Nacional de Escutas chegou a Ferreiros há 65 anos e prepara um acampamento para assinalar esta data no próximo mês de Julho – revelou a Chefe de Agrupamento.

Carla Sofia Sotto Mayor da Silva divide os tempos livres que lhe sobram do trabalho como escriturária que está a frequentar uma licenciatura em Fiscalidade, no IPCA de Barcelos, com os mais de 60 jovens divididos pelas quatro secções.

Em entrevista ao programa “Sinais – a Religião é notícia” que a rádio Antena Minho emite hoje, entre as 10 e as 11 horas, recorda o fundador do Agrupamento, António Fernandes Ferreira Gomes, que foi dirigente até aos seus últimos dias de vida, em 1993.

O Padre Francisco Marques, como assistente, foi outro dos baluartes deste Agrupamento a que pertence o actual Chefe Nacional, Carlos Alberto Pereira, eleito em finais de 2007.

“Temos muito orgulho que este nosso escuteiro tenha sido escolhido para tão altas responsabilidades no Escutismo português” – assegura Carla Sofia da Silva. “Ele percorreu todas as secções do Escutismo, desde lobito até dirigente do nosso Agrupamento”, adiantou a Chefe actual.

Em Ferreiros, a secção de Lobitos é a segunda mais forte, com 19 elementos, sendo o primeiro lugar da secção de Exploradores, com 24 membros.

Os pioneiros são sete enquanto os caminheiros são uma dezena. As secções são enquadradas por nove dirigentes e recebe o apoio de dois assistentes que são os párocos da Freguesia.

Os escuteiros de Ferreiros continuam abertos a receber mais adolescentes e jovens que pretendam experimentar e viver os ideais de Baden Powell.

Com instalações “suficientes” para as actividades, o Agrupamento pôde “filiar o Clã, uma vez que tem todas as secções a funcionar em pleno” – nota Carla Sofia da Silva, com satisfação. A sede da segunda secção acaba de ser recuperada estando agora a ser devidamente decorada.

Os lobitos e exploradores têm acções de formação e actividades nas tardes de sábado, enquanto os Pioneiros as realizam aos Domingos, como acontece com os Caminheiros embora estes alterem o programa quando precisam.

O Agrupamento costuma realizar acampamentos na Páscoa e no Verão e adere aos acampamentos nacionais e regionais nos anos em que se realizam.

O Agrupamento mantém este ano a tradição de enviar uma secção, a dos Pioneiros, para a vila de Crato, no Alentejo, durante a Semana Santa, para animar as celebrações naquela quadra. Esta tradição deve-se ao facto do chefe da secção, o Cassiano, ser originário daquela região, proporcionando assim aos jovens uma forma diferente de celebrar a Páscoa, enquanto os Exploradores vão acampar em S. Jacinto.

Os 65 anos – que se celebram agora – foram antecedidos de um ano – o do Centenário – que deixa gratas recordações aos escuteiros de Ferreiros que realizaram uma grande actividade que envolveu desportos radicais, rafting, equitação e a renovação da Promessa.

Do programa de actividades – que se adequa ao lema para cada ano - destaque vai para a celebração da promessa no mês de Dezembro para novos membros e para a progressão de alguns de uma secção para a outra.

No que se refere à celebração dos 65 anos de existência, a Chefe do Agrupamento espera conseguir a realização de um acampamento “marcante” para os seus membros.

Quanto a receitas para as despesas com actividades, para além da quota de cada um dos membros, o Agrupamento recebe um subsídio anual da Junta de Freguesia e organiza algumas iniciativas de recolha de fundos, como é o caso das Feirinhas dos bolos ou dos vasos de flores no Dia da Mãe que se revelaram bem sucedidas no ano passado.

O Agrupamento também não descura a formação de dirigentes, sempre que possível.

No comments: