Thursday, July 5, 2007

Quarenta perolas da cultura popular

Fui a Braga ao São João
Tive uma ideia, adivinha,
Construir o aeroporto
Onde era o Campo da Vinha

Foi com esta quadra que Heitor Morais da Silva, residente no Largo das Te-resinhas, em Braga, arrebatou o primeiro lugar, entre cerca de 350 participações no Concurso de Quadras do S. João promovido pelo Correio do Minho.
O segundo prémio foi entregue a Abílio de Oliveira Ferreira, residente no Bairro Nogueira da Silva. com esta quadra:

Nossa cidade é vaidosa
A TV nisso não fala;
Nas festas de S. João
Braga se veste de gala.

O terceiro foi a bracarense Maria Amélia Palmeira Soares, residente na Travessa Pascoal Fernandes, com a seguinte quadra:

Fui a Braga, ao S. João
Nele pus minhas esp’ranças
Tirar da face da terra
Os predadores de crianças.

Conforme prometido, aqui ficam as quadras quue me-receram uma menção honrosa do júri que destacou “a elevada participação dos leitores neste concurso”.

Vim ao S. João a Braga
Entrei na Arcada velhinha
E como painel de fundo
Senti que Braga era minha.

António Fernandes Ferreira, Braga

Em Braga há S. João
O melhor de Portugal
Prende qualquer coração
O Estádio Municipal.

Orlando Peixoto Rodrigues, Braga

Vim a Braga ao S. João
Apenas para rezar:
Acabar com a pedofilia
E as ‘Madeleines’ voltar.

Tatiana Cristina, Braga

Ó meu S. João de Braga,
Sei que gostas d’ajudar.
Precisava duns pontinhos
P’ra professor titular.

Jacinta Pinto Ribeiro, Braga

Ó meu rico S. João,
Em Braga tens teu altar,
Peço-te com devoção
Fazei a crise passar.

Orlando Peixoto Rodrigues, Braga

É uma festa sem igual
A tua, meu S. João.
A melhor de Portugal
É em Braga, pois então!

Maria Luz M. S. Rocha, Braga

A Braga venho pedir
(A vós S. João milagroso)
Que ao rio deixes cair...
Este Governo ‘jocoso’.

Maria Graça S. Horta, Famalicão

Vou ao S. João a Braga
Está dito, não há tretas.
Vou lá de qualquer maneira
Nem que seja de muletas.

Abílio Oliveira Ferreira, Braga

Ao descer a Avenida
Em Braga, no S. João,
Um alho porro bateu-me
Bem fundo, no coração.

Francisco Assis Canário, Braga

O S. João é de Braga
Como o Correio do Minho;
Qualquer notícia que traga
Serve p’ra ler no caminho.

Francisco Assis Canário, Braga

Ai que lindo manjerico
Leva a moça no seu braço;
Foi a Braga ao S. João,
Chegou morta de cansaço.

Jorge Tinoco, Amares

Ó meu S. Joõ de Braga,
Como tu não há igual.
É a festa mais bonita
Que temos em Portugal.

Maria Conceição P. Rodrigues, Braga

O do Porto é muito bom
Na concorrência de santos
Mas de Braga o S. João
Não tem rival engre tantos.

Jorge Tinoco, Amares

Ó meu rico S. João,
Que tanta folia tens.
Dá também uma lição
A quem aumenta os pães.

Francisco Assis Nogueira, Fafe

Que bonito é de ver
Em Braga, no S. João,
As moçoilas bem contentes
Com manjerico na mãos.

Francisco Assis Nogueira, Fafe

De martelinho na mão
A Braga fui festejar
As festas de S. João
Comer, beber e saltar.

Parcídio Fernandes, Fafe

Vim a Braga p’ra parir
Mas passei p’lo S. João:
Tantos apertos e... puxos...
Se rebentou o ‘balão’!

António L. S. Pereira, Nine, Famalicão

Saúde, paz e amor
Eu pedi ao S. João;
Levo para onde for
Braga no meu coração.

Orlando P. Rodrigues, Braga

Fui ao S. João a Braga,
De martelinho e balão.
Da Ponte até à Arcada
Toda a noite é S. João.

José Amorim Costa, Maximinos, Braga

O Carro das Ervas é
Uma velha tradição;
Nesta Braga sem igual
Na altura do S. João.

Carlos Leitão Azevedo, Braga

S. João, ouvi dizer:
Em Braga és o maior.
Bem podem outros fazer
Mas não tem este vigor.

Carlos Leitão Azevedo, Braga

Em Braga, no S. João,
Há pessoas bem dispostas.
Levam com alho na cara
E nem ousam dar respostas.

Cristela R. Oliveira, Braga

Ó meu S. João de Braga,
Grande santo popular,
É com muita euforia
Que te vamos festejar.

Cristela R. Oliveira, Braga

Em Braga há grande folia
No dia de São João
A ajudar há cabeçudos
Provocando animação.

Cristela R. Oliveira, Braga

São João e ABC
São reis das emoções.
Braga em quarto, já se vê,

É terra de campeões.
Orlando P. Rodrigues, Braga

Tua festa não tem par,
Ó meu rico S. João.
É a Braga milenar
Que mantém a tradição.Maria da Luz S. Rocha, Braga

Diz-me cá meu S. João
Isto em Braga é
[pim-pam-pum;
Temos OTA? Alcochete?
Ou Portela e mais um?...

Feliciano Mendes Braga

S. João bem popular,
É tempo de sardinhada.
Todos para a romaria
Até bem de madrugada.

Américo da Silva Alves, Braga

S. João é romantismo
Que perdura e seduz;
Braga é quadro de artista
Pois tem o seu Bom Jesus.
António F. Ferreira, Braga

Já me cheira a S. João
Já me cheira a manjerico;
C’o alho porro na mão
Vou a Braga, ao bailarico.

Francisco Assis Canário, Braga

S. João, és cá dos meus.
Também gostas de bailar.
Pede lá licença a Deus,
Vem a Braga festejar.

Maria da Luz S. Rocha, Braga

O meu S. João de Braga,
Tem alegria sem fim.
Sardinhas e manjericos,
Braga é um belo jardim.
Maria Conceição Rodrigues, S. Pedro de Merelim

Nada tem mais popular,
Esta Braga tão bonita,
Do que quando alguém citar
S. João ou o Mesquita.
Jorge Tinoco,
Amares

Braga, cidade antiga,
S. João a padroeiro.
Tem a Sé como amiga,
Bom Jesus como romeiro.
Parcídio G. Fernandes,
Fafe

Vem ao S. João a Braga,
Faça calor, faça frio;
Vem ver os nossos santinhos
E o São Cristóvão no rio.
Abílio Oliveira Ferreira, Braga

Vem a Braga ao S. João;
É pertinho, pouco paga.
Porque todos os caminhos
Vão direitinhos a Braga.

Abílio Oliveira Ferreira, Braga

S. João ornamental!
Diria mestre Zé Veiga.
Braga e seus continuadores
Dele colheram a seiva.
António Lucílio Pereira
Braga

Alegria e bem-estar
Em Braga, no São João.
Venham todos festejar,
Viver esta tradição.

Cristina Filipa Barcosa, Ucha, Barcelos.

No comments: