Monday, November 29, 2010

Cem anos de República no Minho (18)



O que era o Minho aquando da implantação da República em 1910 que se há-de transformar no junqueiriano “bacanal de percevejos num colchão podre”?

A resposta pode ser encontrada em muitos documentos mas bastar-nos-á “O livro d’ouro da primeira viagem de S. M. El-Rei D. Manuel II a Braga”, em 1908, para encontrar a resposta mais eloqüente. Esta resposta possibilita-nos avaliar o estrondo cultural, social e religioso que a República provocou em todo o Minho, onde os “cidadãos são fidelíssimos tradicionalistas, na religião, na política, na indústria e na Arte”.

Na cidade capital do Minho surgiam as “novas indústrias e floresciam as antiga, a luvaria, os sapatos, os couros, as ferragens, os linhos; mas o chapéu braguêz, o pesado e moreno feltro, quasi impermeácel e imutável, nada o destronará” — escrevia, em 1909, Joaquim Leitão.

Quem vivia na cidade? A resposta também é dada pelo “Livro d’ouro...” que descreve o “nódulo central de Braga, aparte um armezendado comercial, é para o solar, o palácio e o templo” porque a população operária das novas indústrias “descentraliza-se para as cordas do círculo, às ruelas em que cada telhado é uma fábrica e cada ser um artífice, n’outras tantas pernas laboriosas d’essa aranha a que, avistando-a do Monte, Ramalho Ortigão comparou Braga”.

E mais, “longe d’esse fragor proletário dos agrupamentos fabris, Braga remanesce o socego solarengo e a paz dos mosteiros” ostentando a “flor da nobreza minhota que é a mais antiga de Portugal”.

O povo cultivava de sol a sol as grandes propriedades da “nobreza mais antiga de Portugal” e os operários associavam-se para poderem pagar os funerais, tal era a pobreza em que vivam o povo, excluído do “nódulo central” dominado pelo solar, o palácio e o templo”.

Por isso, o Minho cedo é arregimentado para “esta marcha heróica a caminho do cano de esgoto” — como descreveu o nosso adoptado vimaranense Raul Brandão.

Braga, como já escrevemos, viveu essa hora de fervor republicano em que a política agora é de todos e não de elites.
Ai de quem se prclamar monárquico. Se a política é de todos, não quer dizer que todos possam ter qualquer política. O exercício da política é monopólio exclusivo dos republicanos, que são ao mesmo tempo a situação e a oposição”. É assim que decreta o jacobinismo triunfante que leva hordas de monárquicos “feios a serem bonitos”, enquanto outros se fecham nos seus palácios (até à impossibilidade de os sustentar) e outros se refugiam em Espanha.

Os monárquicos que queiram manter-se nas estruturas do poder fazem a sua conversão ao republicanismo. São os “adesivos”, centenas de funcionários e políticos do anterior regime que professam agora a mais incondicional ideologia republicana.

Na administração pública, não reina o primado do mérito ou da competência, mas a fidelidade do grupo. Os até agora excluídos são promovidos: o marchante passa a ser negociante de carnes verdes, enquanto o padeiro é agora industrial de panificação. Tudo quer igualdade, para cima...pulverizando-se a autoridade do Estado, primeiro o passo para a atmosfera anarquizante que reinava nos últimos tempos da monarquia.

Se a monarquia é derrubada por um acto terrorista — o assassínio de D. Carlos e do príncipe herdeiro — será um feito terrorista que a vai derrubar: o golpe de 26 de Maio, precipitado pelo gesto terrorista que mata o herdeiro da coroa austríaca, em Sarajevo, em 1914. Começa assim a I Guerra Mundial, onde Portugal se envolve para proteger as fronteiras em África, enviando 55 mil homens para a guerra nas trincheiras da Flandres.

A grande guerra traça a marca mais profunda na sociedade portuguesa na segunda década do séc. XX: carência de géneros essenciais, aumentos dos preços, desvalorização do dinheiro, racionamentos, assaltos a armazéns, confrontos entre civis e militares, peste pneumônica e a revolução de Gomes da Costa. Mas a República gerou profundas alterações na sociedade portuguesa, como demos conta na crônica passada e desenvolveremos na próxima.

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