Tuesday, September 7, 2010

Cem anos de República no Minho (13)


Nas semanas anteriores, com uma incursão através da versão camiliana de "A Brasileira de Prazins", lembramos tempos em que a morte voltava a ensombrar o Minho, pouco mais de trinta anos depois daquela "imprudente e louca resistência que o povo pretendeo fazer aos franceses nas serras do Carvalho d'Este", a 19 e 20 de Março de 1810.

Pode parecer pouco importante, para os nossos leitores, mas a história de Portugal encarregou-se já de afirmar que este movimento popular foi o precursor e apressou a mudança qualitativa na vida política portuguesa oitocentista (cf. VÁRIOS, História de Portugal, textos e documentos, III volume, Porto editora, 1986), ou não tivesse estado associado a ele Alexandre Herculano (cujo túmulo está nos Jerónimos, na foto ao lado.

Camilo Castelo Branco escreveu um livro com o título Maria da Fonte, que trata minuciosamente deste assunto. São também interessantes os Apontamentos para a historia da Revolução do Minho em 1846 ou da Maria da Fonte, pelo padre Casimiro. Na Biblioteca do Povo e das Escolas, o n.º 167 é a história da Revolução da Maria da Fonte, por João Augusto Marques Gomes.

Um dos primeiros trabalhos do romancista Rocha Martins intitula-se Maria da Fonte, protesto que foi a semente de um dos mais longos movimentos revolucionários portugueses, pela vasta participação de camadas populares e faz despoletar a chamada revolta da Patuleia.

Tal como a revolta da Maria da Fonte, também a Patuleia é uma revolta de origens camponesas, com a qual se solidarizaram artesãos, operários e estudantes, contra os cabrais e os saldanhas. A insurreição dos "pata ao léu" não tem ideologia e o seu esmagamento significa o primeiro passo para a perda da independência económica de Portugal. Depois da perda da independência económica, caminhávamos a passos largos para que, "no fim do século a própria independência política virá a ser gravemente ameaçada" — como escreve Miriam Halpern Pereira.

Luís Dantas, no seu livro «A Revolta da Maria da Fonte», Edições Ceres, Ponte de Lima, 2001, dá um excelente contributo para quem quer conhecer melhor estes tempos difíceis para Portugal que atrasaram durante décadas a modernização administrativa e política de Portugal.

Outra obra que pode e deve ser consultada é a de Paixão Bastos, Maria Luiza Balaio ou Maria da Fonte, editada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em 1996, e nos ajuda a perceber os contornos deste amplo combate pela liberdade e pela justiça social, muito mais do que um protesto contra a proibição dos enterros nas igrejas, que não deixou de ser enunciado na literatura através de Camilo Castelo Branco, na música por Midosi e Frondoni “Hino da Maria da Fonte”, nas artes plásticas por José Augusto Távora que pintou Maria da Fonte na parede de uma sala do clube Povoense.

A rainha D. Maria Il, assustada com esta insurreição verdadeiramente popular, viu-se obrigada a demitir o ministério cabralista, chamando ao poder o duque de Palmela e Mousinho de Albuquerque, mas os confrontos continuavam ainda em Dezembro de 1846, como comprova a batalha em que foi morto o general Mousinho de Albuquerque; Celestino era destroçado em Viana do Castelo pelo general Schwalbach, o barão de Casal tomara Braga, os marinheiros de Soares Franco tomaram Valença e Viana do Castelo. A insurreição era tão forte, que, para se lhe pôr termo, foi precisa a intervenção estrangeira.

Recordemos que, no Minho, "o Barão Casal dava combate aos Miguelistas de MacDonnell que tinham entrado em Braga. A 21 de Dezembro, as forças governamentais tomaram Braga, obrigando o general escocês a fugir, e fuzilando mais de uma centena de miguelistas" (cf. VENTURA, António, Nova História Militar de Portugal, Volume 3, Ed. Círculo de Leitores, Lisboa, 2004).

A. Ménici Malheiro descreve a sociedade minhota de forma eloquente, em "Braga Contemporânea" quando diz: "não havia um canto que não cheirasse a sacristia, a cacete miguelista, a ódio de cónego, de padre, de frade, de jesuíta, de casaca ou sem ela, em todo o caso ódio de imbecis, todos formando um conjunto de miseráveis, muito devotos e tementes a Deus, mas da pior espécie, todos pensando no ventre... como bons próximos parentes dos porcos de Epicuro".

A Patuleia levou à queda do Governo de Costa Cabral e sua expulsão do país, pondo fim a uma agitada e violenta guerra civil, com batalhas cruéis em Braga, Porto, Valpaços e Lisboa, entre muitas escaramuças. Tudo termina com a assinatura da paz do Gramido, em 1847, mas a verdadeira paz apenas se faz sentir em 1850.

Fontes Pereira de Melo, em 1856, dava alguns exemplos deste tempo de paz, com a abertura de 36 quilómetros de caminho-de-ferro, "noventa e duas léguas de excelente estrada", além de "dezassete pontes" e da "montagem do telégrafo eléctrico" e da criação de escolas de instrução primária.

O investigador bracarense Victor de Sá cita o historiador Henriques Nogueira afirmando que "o mais antigo alicerce ideológico do republicanismo data precisamente de 1851, ou seja, do início da política regeneradora".

Afinal, é isto mesmo que temos vindo a tentar mostrar aos nossos leitores, quando escrevemos no início desta série de crónicas que os ideais republicanos nasceram entre nós com as invasões francesas e foram adiados devido à manipulação e miguelismo do clero rural, dos quais apresentamos provas suficientes ao longo das últimas crónicas.

Na próxima, abordaremos os acontecimentos de 1852 e a preciosa herança política deixada aos portugueses por D. Maria II.

No comments: