Thursday, October 8, 2009

Antecipar o futuro de Braga: quem tem capacidade?




Nas últimas semanas, uma frase tem sido repetida de forma tão sistemática que constitui um insulto à inteligência de quem a ouve: a gestão de Mesquita Machado e do PS está gasta, cansada e incapaz de antecipar o futuro pois não tem respostas novas para os novos problemas.
Se fosse assim, dizem, há que dar lugar a outros com provas dadas na sua vida profissional, ta-ta-ta, etc. e tal.

Ora, quem assim se atreve a falar ou a escrever, está a esquecer-se de três pormenores.
Em primeiro, os bracarenses vivem numa cidade bimilenar e se há alguma coisa que eles têm entranhada na alma é a memória, uma preciosa ferramenta da sua inteligência.
Em segundo, o anseio íntimo dos bracarenses em viver numa cidade e concelho de Braga que sejam inovadores porque só assim conseguimos todos antecipar o futuro não lhes tolda a consciência nem embrutece a inteligência.

Em terceiro, uma alternativa credível e inteligente constrói-se por propostas positivas e não por um sistemático exercício de maledicência, como se os bracarenses fossem ceguinhos.
Os socialistas têm provas dadas na criatividade de soluções e no pioneirismo de respostas aos novos problemas. Tantas começaram em Braga e depois foram copiadas por outros municípios, mesmo sabendo que as cópias ficam sempre a dever aos originais.

Vamos dar apenas alguns exemplos que ninguém, tenha a cor partidária que tiver, pode desmentir-
São factos concretos, não artigos de economia ou probabilidades. São realidades comprovadas.

Os socialistas foram inovadores com a criação de uma empresa municipal de transportes públicos que aproximasse as populações das freguesias umas das outras e da cidade. É talvez – juntamente com a política de solos para habitação – uma das mais profundas medidas estruturantes do tecido humano de Braga. Impediu que as populações das aldeias engordassem a cidade porque, através dos transportes continuavam próximas da cidade sempre fascinante.

Foram inovadores com a compra dos primeiros autocarros a gás natural, combustível que hoje está vulgarizado por outras empresas de transportes.

Foi assim com os subsídios de sub-arrendamento de habitação e a aquisição de habitações no mercado paras as disponibilizar no arrendamento a famílias carenciadas. Braga foi o primeiro concelho a rejeitar construir bairros sociais porque os socialistas querem uma cidade para todos e sem “guetos”. Só uma década depois o Estado acabou com essa política e elogiou o modelo de Braga. Já se esqueceram?

Foi assim com o premiado trabalho desenvolvido pela Bragabrinca no enriquecimento educativo das crianças e adolescentes das minorias étnicas ou lançados na rua, envolvendo-os nos livros, nos discos e nos computadores . É mentira?

Foi assim com a criação e entrada em funcionamento das primeiras escolas Profissional e de Educação Rodoviária para ampliar os horizontes profissionais dos jovens e reforçar a educação para a segurança na estrada. Não se lembram?

Foi assim com a inovadora criação de empresas municipais de capitais maioritariamente públicos que agora são recurso de muitos outros autarcas por esse país fora. Concordam ou não?

Foi assim com a construção dos primeiros parques de estacionamento subterrâneo para aumentar a mobilidade de peões e automóveis dentro da cidade e dinamizar o comércio tradicional que agora são construídos em todas as vilas e cidades. É mentira?

Se tantas vezes foi assim, com o PS e Mesquita Machado, não há dúvidas que é esta dupla que oferece melhores garantias para que Braga seja conhecida como a cidade que antecipa o futuro.
O PS e Mesquita Machado fazem Braga antecipar o futuro, com soluções que os outros copiam porque reconhecem que são boas para as pessoas.

Quando o PS e Mesquita Machado antecipam o futuro de Braga, colocam as pessoas em primeiro lugar.

Como as colocam em primeiro lugar? Passem os olhos pelas tarifas de bens públicos (água, saneamento, lixo, transportes) de concelhos vizinhos e depois digam-nos que o PS e Mesquita Machado são incapazes de antecipar o futuro.

1 comment:

Anonymous said...

ainda hoje se ve no semanario SOL que é preciso mudar as coisas,... AIMinho (Antonio Marques - Mandatario PSD de Ricardo Rio) e Lookware (Pedro Machado - PS, genro de Mesquita Machado), envolvidos em golpes de fundos comunitários, e sendo conhecida ampla colaboração da AIMinho com a CM Braga!!