Wednesday, March 25, 2009

Victor Aguiar e Silva: "gaudeamus igitur"



A Universidade do Minho exulta de alegria com a atribuição de mais um prémio a um dos seus maiores mestres na literatura e humanismo portugueses: Victor Aguiar e Silva.

O investigador de Literatura Vítor Aguiar e Silva foi distinguido ontem com o Prémio D. Dinis 2009, pela obra “A Lira Dourada e a Tuba Canora: Novos Ensaios Camonianos”.

Instituído pela Fundação Casa de Mateus em 1980, o prémio, no valor de 7.500 euros, foi-lhe atribuído por unanimidade de um júri constituído por Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Fernando Pinto do Amaral.

Patrocinado pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e pela Caixa Geral de Depósitos, o galardão premeia uma obra de poesia, ficção ou ensaio, de preferência publicada no ano anterior ao da sua atribuição.

Vítor Aguiar e Silva, nascido em 1939, tem-se dedicado sobretudo ao estudo da Teoria da Literatura — área em que o seu trabalho como professor e investigador tem sido nacional e internacionalmente reconhecido — bem como da Literatura Portuguesa do Maneirismo, do Barroco e do Modernismo.

A sua obra “Camões: Labirintos e Fascínios” fora já distinguida com o Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários e da Associação Portuguesa de Escritores. Depois do Prémio Vergílio Ferreira, em 2007, foi-lhe entregue o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores.
Com esse prémio, o professor da Universidade do Minho foi colocado no patamar elevado de Miguel Torga José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andressen , Óscar Lopes , José Cardoso Pires , Eugénio de Andrade , Urbano Tavares Rodrigues e Mário Cesariny.

Em 1989 este professor catedrático da Universidade de Coimbra, enriquece a Universidade do Minho, onde foi vice-reitor durante 12 anos.

No seu vasto currículo inclui Vítor Aguiar e Silva na liderança da criação do Instituto Camões. Em 1980, fundou o Centro de Estudos Portugueses, actual Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, e a revista "Diacrítica", que dirigiu até à sua jubilação, em Julho de 2002.

Vítor Aguiar e Silva é inquestionavelmente um dos mais brilhantes académicos da Universidade Portuguesa na área das Letras e das Humanidades (Teoria da Literatura, Poética, Estética e Crítica Literárias, Estilística, Metodologia Literária, Investigação e Ensino da Literatura Portuguesa Clássica, Maneirista e Barroca, Moderna e Contemporânea, Estudos Camonianos...), com verdadeira dimensão nacional, europeia e planetária.

Por isso, hoje é um dia em que a Universidade do Minho pode cantar, com todo o brio, “Gaudeamus igitur” (Alegremo-nos por isso).

No comments: