Thursday, January 24, 2008

Não há bela sem senão

Hoje quero partilhar convosco a alegria de uma boa notícia. Não tem a ver com o futebol, nem com a política e muito menos com a economia.

É uma excelente notícia saber que o jovem pianista de Guimarães é já considerado um menino prodígio, mais conhecido em Espanha que em Portugal.

Pedro Pereira abriu, no dia 20 de Janeiro, a temporada de piano na Casa da Música com um programa que percorreu um repertório desde Bach até à actualidade.

A boa notícia prossegue porque neste concerto, esgotado há mais de uma semana, o pianista, de 17 anos, natural de Guimarães, dá ainda a conhecer a sua faceta de compositor, interpretando "Quatro canções para piano" da sua autoria.

Pedro Pereira tem participado em numerosos concursos internacionais, tendo sido laureado em todas as competições em que se apresentou.

O pianista vimaranense tem já oito primeiros prémios, tendo os primeiros sido obtidos nas VI e VII edições do concurso nacional de piano "Florinda Santos", em S. João da Madeira, e no IV Concurso Internacional de Piano, cidade do Fundão, em 2005.

Em 2006 venceu o Concurso Internacional de Piano Galaico-Português, em Vigo e no ano seguinte voltou a triunfar na categoria até aos 25 anos.

Em 2007 prosseguiu com mais vitórias em Espanha, nomeadamente nos Concursos Internacionais de Piano de San Sebastián" e "Ricard Vines", em Lleida.

Em virtude destes prémios, o jovem de Guimarães foi convidado recentemente pela União Europeia de competições para músicos Jovens a participar em festivais de música em diferentes cidades europeias.

A má notícia é que Pedro Pereira quer prosseguir a sua formação mas tem de o fazer fora de Portugal, provavelmente nos EUA, ou no Conservatório Tchaichovski, em Moscovo.

Mas esta “bela com um senão” pode fazer do dia de hoje uma melodia mais agradável para a vida de cada um de nós. Afinal, não somos bons apenas no futebol nem a copiar o que a Europa nos dita.

No comments: