Palavras sobre bracarenses que fazem, porque há gente fantástica, não há? Há, a começar por ti.
Thursday, June 28, 2007
Kiddo: guarda e diverte as crianças aliviando os pais
Nos tempos que correm, os pais têm receio de levar os filhos a locais onde se concentra muita gente, como ‘shoppings’, festas e arraiais. Com Kiddo – um alarme criado por uma empresa bracarense – pode andar à vontade com os seus filhos, mantendo-os em segurança.
“Vivemos num mundo cheio de perigos onde as pessoas também são chamadas a viver num ritmo apressado e a falta de tempo leva a que se tenha de fazer diversas coisas ao mesmo tempo” – explica o prospecto que divulga este equipamento. Isto dispersa-nos a atenção e gera distracções inevitáveis, expondo as crianças que nos acompanham aos mais diversos riscos.
Atenta aos novos ritmos de vida, uma empresa do Minho – a Smart-target – desenvolveu um equipamento muito simples que constitui uma preciosa ajuda aos pais.
Carla Martins, responsável pela comunicação e marketing da Q.I.DS, um espaço de baby sitting e loja de brinquedos educativos, instalado no Braga Parque, que está a testar a comercialização deste equipamento, explica-nos como funciona e quais são as suas vantagens.
Kiddo é um sistema inteligente que avisa os pais quando as crianças se afastam, ou seja, “permite aos pais controlar o afastamento entre dois e oito metros, ajudando a evitar situações como perdas, raptos ou movimentos das crianças para sítios de risco”.
O Kiddo pode ser levado pelos pais e crianças para a praia, para um parque, para um shopping ou qualquer outro local de concentração de muitas pessoas, oferecendo tranquilidade e segurança a toda a família.
O aparelho electrónico é um simples emissor, colocado na criança, que alerta o receptor (que o pai usa) – dispara o alarme - quando ela se afasta do receptor mais de oito metros.
Este aparelho, com design apropriado às crianças, serve para proteger aqueles miúdos mais ariscos em espaços frequentados por muitas pessoas.
Carla Martins explica que este projecto da Smart-Target esteve em desenvolvimento durante dois anos e agora foi lançado no mercado.
A Q.I.DS Brinquedos Educativos Park foi convidada para “ser a empresa que testa a vendabilidade deste produto cujo lançamento oficial acontecerá em breve no Porto”.
QUE É O Q.I.DS PARK?
BRINCADEIRAS INTELIGENTES
Afinal, o que é a Q.I.DS? É um espaço infantil inovador: no mesmo espaço associa a venda de brinquedos educativos a um espaço de ‘Baby Sitting’, o Q.I.DS Park.
Com mais de 1200 crianças na sua base de dados, desde que abriu no ano passado, o Q.I.DS Park é um espaço de ‘Baby sitting’ e venda de brinquedos educativos que resultou de uma Iniciativa Local de Emprego (ILE).
Esta ILE foi desenvolvida por Maria João Baía Sousa e Sofia Corais e permitiu a criação de quatro postos de trabalho na loja 213 no segundo piso do Braga Parque. Com seis pessoas, esta equipa começou a trabalhar, após um curso de empreendedorismo na Associação Comercial de Braga, frequentado pela Maria João Baía Sousa, cujo projecto apontava para os brinquedos que permitam uma educação construtiva.
A Loja Q.I.DS abriu em Setembro do ano passado, após a aprovação do projecto pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, em que o “Baby sitting é um serviço de complemento à loja de brinquedos e tem resultado exponencialmente”.
O serviço oferecido por Q.I.DS “permite aos pais realizar certas actividades que não podiam no Shopping e que agora podem ir à ginástica, ao cinema, etc. por 2,5 euros à hora”.
Este serviço tem sido uma excelente aposta destas jovens empreendedoras pois há fins-de-semana que chegam a ter entre oitenta e cem crianças em baby sitting, atendendo a que apenas podem atender dez crianças por hora.
Ali, enquanto os pais fazem o que têm a fazer no Shoping, as crianças pintam, colam, cortam, tudo em “actividades manuais”. Acresce que na sala não existe televisão nem computadores, estimulando as crianças “para as brincadeiras físicas, desenvolvendo as artes manuais e resgatando certas competências”.
BRINQUEDOS
CERTIFICADOS
A aposta da Q.I.DS – sublinha Carla Martins – reside nos brinquedos “certificados que permitem aos pais e filhos brincar para educar”.
Se é verdade que o ‘Baby sitting’ ultrapassou os objectivos iniciais, em termos de brinquedos, falta ainda dar “tempo ao tempo para sensibilizarmos os pais e educadores para as vantagens deste tipo de brinquedos”.
Assim, Carla Martins destaca que os brinquedos disponíveis na Q.I.DS são todos de madeira, resultam de artes manuais, tradicionais, tecidos, jogos de equipa e não têm pilhas. “Essa é a nossa preocupação, promover junto dos pais uma brincadeira de forma construtiva para os seus filhos” – prossegue a nossa interlocutora.
O preço e a juventude da marca podem explicar ainda alguma resistência dos pais a este tipo de brinquedos. “tudo tem o seu tempo para que as pessoas comecem a valorizar um brinquedo certificado e reconhecer que a qualidade tem um preço diferente e para o qual alguns pais ainda não estão sensibilizados para investir”.
CAMPANHA JUNTO DOS COLÉGIOS
O projecto mais recente de Q.I.DS – Brinquedos Educativos e Espaço Baby Sitting – consiste numa campanha em parceria com os colégios da cidade.
A Q.I.DS está a distribuir pelas escolas, aos pais, um Vale de Desconto Q.I.DS equivalente a 10% de desconto em compras de valores iguais ou superiores a 10€, válido até 31 de Outubro 2007;
Por cada compra efectuada em valores iguais ou superiores a 10€, os pais estão a contribuir com 5% do valor total da compra para a escola que o filho(a) frequenta;
No dia 31 de Outubro faz-se o apuramento do valor acumulado ao longo dos meses;
No dia 1 de Novembro 2007 todas as escolas são informadas do valor que ganharam em brinquedos e materiais didácticos na Q.I.DS – Mundo Criativo, graças à colaboração de todos os pais.
Carla Martins explica assim o novo projecto: os colégios envolvem-se connosco, uma vez que nós damos um vale de desconto aos pais que comprem produtos na nossa loja, até 31 de Outubro”.
Nessa data, uma parte vai para o colégio aderente que pode vir aqui fazer compras no valor desse desconto.
“Queremos estimular e divulgar o conceito de brinquedos educativos, estamos em reuniões com vários colégios para entrarem nesta campanha e já temos várias adesões”, como são a Fundação Bonfim, a Miúdos e Pimpolhos-Creche e Jardim de Infância e a Creche Quinta da Nascente – concluiu Carla Martins.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment